Uma alimentação balanceada necessita de reeducação dos hábitos alimentares e uma adequação aos gostos e estilo de vida de cada pessoa. Uma das chaves para esse equilíbrio é o consumo de alimentos que auxiliam na saciedade por mais tempo. Veja como eles funcionam no artigo de hoje!
O que é saciedade?
Antes de fazer uma lista de alimentos que auxiliam na saciedade, é necessário entender o que o termo significa. A saciedade é o processo inverso da fome e está ligada à sensação de satisfação. Uma pessoa saciada, é aquela que está satisfeita, ou até “cheia”, como muitos falam. Alguns alimentos mantêm a saciedade por mais tempo, o que diminui a fome entre as refeições. São os chamados sacietógenos.
Corpo e mente conectados
Você sabia que o nosso cérebro e o sistema digestivo estão intimamente ligados? Nosso organismo demora de 15 a 20 minutos para entender a saciedade. Então, devemos comer devagar e mastigar bem os alimentos. Se comermos depressa e antes desse tempo, ainda não teremos saciedade e vamos querer comer mais.
Uma dieta com poucas fibras, por exemplo, pode fazer com que a pessoa não se sinta saciada, mesmo que coma regularmente.
Alimentos que auxiliam na saciedade
Agora que você já sabe que uma alimentação balanceada e uma dieta equilibrada incluem alimentos que mantém a saciedade por mais tempo, veja algumas dicas do que você pode acrescentar às suas refeições!
1. Batata doce
É rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, rica em fibras, antioxidantes, vitamina A, vitamina C, manganês e muitos outros micronutrientes importantes. É digerida e absorvida lentamente e estimula pouco a liberação de insulina, o que reduz o risco de diabetes, obesidade e ainda auxilia na saciedade, pois sua absorção é lenta e gradual.
2. Ovo
O ovo já foi considerado o vilão da alimentação. Porém, a sua fama de ser rico em “colesterol ruim” já foi refutada pelos cientistas. O ovo faz parte da lista dos alimentos que ajudam a manter a saciedade, além de ser rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos.
Alimentos que auxiliam na saciedade: mulher segurando uma bruscheta de abacate com ovo em formato de coração.
Leia o nosso post e entenda a importância da proteína nas dietas e em que alimento encontrá-la!
3. Pipoca
A pipoca não é apenas um petisco para comer no cinema. Com o preparo adequado (sem grandes quantidades de óleo, sal ou manteiga), ela pode fazer parte da sua dieta!
A pipoca é rica em fibras, melhora o trânsito intestinal e aumenta a saciedade. Lembre-se de comer com moderação e evitar a versão de micro-ondas.
4. Gorduras
Sim, gorduras. Mas não é qualquer tipo de gordura. São gorduras que estão presentes em óleos, azeite de oliva, castanhas, abacate e peixes, por exemplo. Esses tipos de gorduras promovem maior saciedade.
5. Frutas, legumes, verduras, frutas e cereais integrais
Esses alimentos são ricos em fibras e vários outros nutrientes. As fibras retardam o esvaziamento gástrico e controlam a velocidade do peristaltismo intestinal (movimentos feitos pelo intestino), ou seja, desacelera a digestão e automaticamente desacelera a necessidade de ingerir novos alimentos.